O descolamento de retina pode levar a perda total da visão, se não for tratado por um especialista
Descolamento de retina é uma enfermidade do olho caracterizada pela separação das camadas foto-sensível (H) e de suporte e nutrição da retina(F). Usualmente causada por trauma ou por uma existência prévia de uma pequena ruptura na camada foto-sensível por onde o fluído intra-ocular (A) entra e força a separação das camadas F e H, ou pela sucção sucção exercida pelo fluido intra-cocular na parte foto-sensível da retina, o que é mais comum em pessoas idosas.
Doenças que predispõem um descolamento da retina
- A degeneração em palissada da retina ocorre em 6% a 8% da população.
- A miopia elevada(maior que 5 ou 6 dioptrias) aumenta o risco de um descolamento da retina. De facto, o risco aumenta 2,4% em comparação a uns 0,06% de risco para um olho normal de uma pessoa com 60 anos. (Dioptrias são unidades de medida) Cirurgia da catarata ou outras operações pode incrementar o risco nos pacientes com o miopia elevada.
- Os pacientes com Glaucomatêm um risco aumentado de desenvolver um descolamento da retina.
Fatores que estão associados ao descolamento da retina
- O traumatismo como um murro, ou um ferimento penetrante por um objecto afiado podem conduzir a um descolamento da retina.
- Um descolamento da retina não traumático parece indicar uma tendência (herdada) genéticapara desenvolver descolamentos da retina.
Em cerca de 5% dos pacientes com um descolamento da retina num olho, que não seja causado por trauma ocorre subsequentemente no outro olho. Assim o segundo olho de um paciente com um descolamento da retina deve ser examinado e seguido com atenção, pelo paciente e pelo oftalmologista. - A diabetes pode conduzir a um tipo de descolamento da retina causado por tração na retina, sem rasgadura.
Sintomas
Acompanhada de vários sintomas como flashes de luz, manchas escuras em movimento, e perda parcial de visão. As manchas escuras são conhecidas como moscas volantes. Sua percepção não determina o Descolamento de retina, o que realmente o determina é seu aumento desenfreado seguido do surgimento de pequenas manchas, em tom roxo, nas regiões periféricas da visão.
Tratamento
Se não tratada imediatamente geralmente leva a perda total de visão.
Um oftalmologista especializado em retina deve ser consultado o mais rápido possível. O tratamento pode incluir a utilização de laser, e várias técnicas cirúrgicas específicas.