Visão Subnormal

Você sabe o que é Visão Subnormal e quais são as causas?

Visão subnormal ou baixa visão é o comprometimento da função visual que impossibilita uma visão satisfatória para os afazeres habituais, mesmo após tratamento clínico, cirúrgico e/ou correção dos erros refrativos comuns com uso de óculos, lentes de contato ou implante de lentes intra-oculares.

Considera-se com visão subnormal a pessoa que apresenta 30% ou menos do que chamamos de visão normal (Acuidade visual de 20/20). Esta situação pode ser acompanhada de uma alteração do campo visual, ou seja, a pessoa pode enxergar como se estivesse vendo por dentro de um tubo (ausência ou diminuição da visão periférica) ou com uma mancha escura na parte central da visão quando a pessoa tenta fixá-la em um objeto (ausência ou diminuição da visão central).

A visão subnormal não deve ser confundida com a cegueira, pois o portador de visão subnormal tem uma visão útil e pode ser capaz de ler impressos ampliados ou ler com ajuda de auxílios ópticos e eletrônicos, que são recursos especiais que ampliam consideravelmente a visão durante a leitura, por exemplo.

Embora a maior incidência seja em idosos, pessoas de todas as idades podem ser acometidas. A visão subnormal pode ocorrer por causa congênita, doenças hereditárias, infecciosas, traumas, diabetes, glaucoma, catarata e doenças relacionadas à idade. A causa mais comum é a degeneração macular do idoso.

As causas mais comuns de visão subnormal em crianças são congênitas (presentes ao nascimento) como nos casos de coriorretinite macular por toxoplasmose, catarata congênita, glaucoma congênito, atrofia congênita de Leber e outras. A prematuridade também pode gerar deficiência visual e desencadear visão subnormal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, 70 a 80% das crianças diagnosticadas como cegas possuem alguma visão útil. Em países em desenvolvimento a prevalência de cegueira infantil é de 1 a 1,5 para cada mil crianças e a prevalência de visão subnormal é três vezes maior (estimativa da Organização Mundial de Saúde – OMS).

Para ser direcionado(a) ao WhatsApp correto, responda abaixo: