As lentes de contato são um avanço na oftalmologia, mas precisam de cuidados. Em função disso, o Visão Institutos criou um departamento específico para adaptação de lentes de contato.
As lentes de contato podem ser corretivas (para erros de refração); cosméticas (para colorir o olho) ou terapêuticas (tratar distúrbios não-refrativos). As lentes geralmente são utilizadas sobre a córnea do olho. Elas são mais leves e virtualmente invisíveis.O que muitas pessoas desconhecem é que as lentes precisam de cuidados especiais. Lentes não utilizadas adequadamente e sem higiene podem causar infecções e doenças nos olhos dos usuários como úlcera de córnea, conjuntivite, ceratite e processos alérgicos, que podem levar a cegueira.Em hipótese alguma, as lentes de contato devem ser compradas em óticas. Os pacientes têm necessidades e formatos oculares diferentes. Por isso, as prescrições e adaptações das lentes devem ser feitas por médicos oftalmologistas. É frequente a procura de pacientes, em consultórios médicos para tratamento de úlceras corneanas, provocadas por lentes mal adaptadas.
O Visão Institutos Oftalmológicos conta com oftalmologistas especialistas e salas para a realização de exames e adaptações de lentes de contato. Atualmente, oferecendo 40 tipos diferentes de lentes entre rígidas, gelatinosas, tóricas e esclerais.
Lentes Gelatinosas
O tipo de lente conhecido como Gelatinosas são usadas para pacientes míopes ou hipermétropes. Para astigmatismo associado de baixo grau.
Esféricas, tóricas, multifocais, coloridas, terapêuticas e lentes especiais para ceratocone.
Lentes Rígida
O tipo de lentes de contato chamadas Rígidas são usadas quando existe sensibilidade às gelatinosas e todo tipo de astigmatismo. Além de miopia, hipermetropia e presbiopia.
Silicone, fluorcabonadas e rígidas gás-permeáveis.
Lentes Tóricas
As lentes Monofocais Tóricas são lentes dobráveis asféricas, indicadas para pacientes que apresentam astigmatismo, pois têm capacidade de corrigi-lo.
Lente Esclerais
As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apoiam principalmente na esclera, elas são muito semelhantes às lentes de contato gelatinosas, com um diâmetro maior que se adapta à esclera (a parte branca do olho).